segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Currículo Real, Oculto e Prescrito

Sejam bem-vindos ao nosso blog!


E para iniciar vamos debater acerca do currículo escolar e os tipos vividos no contexto dos sistemas de ensino e nas escolas.                                                                                                                                                              
O currículo é o “coração da escola”, pois ele determina todo processo educativo, podendo ter várias definições por está relacionado com um determinado momento histórico. Mas podemos compreendê-lo como uma seleção de conhecimentos extraídos de uma cultura mais vasta que fundamenta qualquer sistema de ensino. Sendo assim, o currículo é uma força ativa e não um instrumento passivo, pois pode conferir, legitimar ideologias, sistemas educacionais, sociais e econômicos.

Tipos ou Níveis de Currículo
O currículo para se tornar real precisa ser concretizado em tudo aquilo que for vivido, percebido e sentido no cotidiano escolar, neste contexto Silva (2003) destaca a existência de três níveis de currículo: Formal ou Prescrito, Real e Oculto.
  • Currículo Formal ou Prescrito refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudos. O currículo prescrito traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais .
  • Currículo Real é aquele que se materializa dentro da sala de aula na relação entre professor e aluno a cada dia a partir da execução do  projeto pedagógico e dos planos de ensino. Podemos também dizer que o currículo real refere-se ao currículo que o observador vê quando está presente na sala de aula.
  • Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor. Ele representa tudo o que os alunos aprendem em meio às várias práticas como atitudes, comportamentos, gestos e percepções, que vigoram no meio social e escolar.
Por meio do currículo oculto são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que servem para reproduzir as desigualdades sociais.  A noção de currículo oculto é uma ferramenta conceitual para entender efeitos de aprendizagem intrínsecos à prática educativa e à forma como estão organizadas. Assim, é muito importante a conscientização de um elemento do currículo oculto para que seus efeitos negativos sejam desativados e possa fazê-lo trabalhar a  nosso favor.

Para compreender melhor acerca de currículo real oculto e prescrito acesse este link sobre Currículos e Programas em Educação Profissional no ensino Médio e na EJA da Prof.ª Cristiane Sant'Anna Santos. Níveis de Currículo:


Aprofundando seus conhecimentos assista este excelente vídeo do youtube “O que Define um currículo de qualidade? (Kátia Smole) Fundação Lemann.”



Agora dê a sua contribuição respondendo a seguinte pergunta:
Como podemos lidar com o currículo oculto nas escolas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário